Terça-feira (12/08)
 9H - 12H
 Auditório Zeferino Vaz

Descrição:

O debate parte de dados alarmantes: segundo a OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de ansiedade do mundo (9,3% da população) e tem um número expressivo de pessoas com depressão (5,8%). No entanto, menos de 30% dessas pessoas recebem tratamento adequado e o orçamento da saúde pública para a saúde mental é de apenas 2,3%. A mesa busca relacionar esse cenário com as novas formas de trabalho, intensificadas pela globalização e pela lógica neoliberal. O objetivo é responder a perguntas essenciais, como:

  • Quais transformações no capitalismo levaram ao aumento de doenças psíquicas e como isso se conecta ao mundo do trabalho?
  • Existem diferenças nesse fenômeno entre os países ricos e os da periferia, como o Brasil?
  • Que medidas podem ser tomadas, tanto individualmente quanto em nível de políticas públicas, para lidar com esse grave problema?

Convidados: 

issacRafael Alves Lima: Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2008) е graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre (2012) e Doutor (2021) em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2012). Professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP (PST-IPUSP). Membro do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP/USP). Editor Associado da Revista Latino-americana de Psicopatologia Fundamental e editor da revista de psicanálise Lacuna.

issacMarcelo Galletti Ferretti: Graduado em Psicologia (2007) e em Filosofia (2011) pela Universidade de São Paulo (USP), é doutor em Filosofia (2014) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Professor Turno Completo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESPFGV) e integrante do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da Universidade de São Paulo (LATESFIP-USP)e compõe o Projeto Laborar - Saúde Psíquica do Trabalhador, vinculado à Clínica do Instituto Sedes Sapientiae.

issacDaniel Pereira da Silva: Pós-doutorando do Instituto de Economia da UNICAMP. Professor dos cursos de Ciências Econômicas e de Relações Internacionais da FECAP. Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Possui Mestrado em Economia (2015) pelo Instituto de Economia da Unicamp e Graduação em Ciências Econômicas (2010) pela mesma instituição. É coordenador do Grupo de Trabalho "Economia Política das Relações Raciais" da Sociedade Brasileira de Economia Política. Integrante dos Grupos de Estudos CNPq "А Vida das Ideias: Sociedade, Democracia e Direitos Humanos" е "Neoliberalismo e Extinção: Diagnósticos e alternativas para uma Economia Substantiva". além do Grupo de Trabalho "Psicanálise, raça e descolonização" da Rede Interamericana de Pesquisa em Psicanálise e Política.