PREMIAÇÃO

A Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp e o Instituto Vladimir Herzog, anunciaram que Carlos Alberto Suescún Barón, doutor pelo Instituto de Economia, venceu o prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp-Instituto Vladimir Herzog 2020.

A tese "Desenvolvimento rural e subdesenvolvimento: uma caracterização da estrutura agrária da Colômbia (1961-2016)", orientada pelo professor Antônio Márcio Buainain (IE-Unicamp), foi vitoriosa na categoria "Ciências sociais e educação". No IE-Unicamp a pesquisa esteve vinculada ao Núcleo de Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente (NEA+).

Em sua primeira edição, a honraria tem como objetivo fortalecer o compromisso entre a sociedade e a universidade no que se refere à defesa, direta ou indireta, dos direitos humanos das gerações do presente e do futuro.

Conforme o edital, o prêmio é concedido a pesquisas acadêmicas de graduação (Iniciação Científica ou Monografia de Conclusão de Curso) e de pós-graduação stricto sensu, concluídas em 2020, realizadas em universidades públicas do Estado de São Paulo (Unicamp, USP e Unesp), que apresentem efetiva contribuição para a proteção e defesa do direito à vida, dignidade humana e justiça social e sejam exemplo de defesa da liberdade e responsabilidade científica para a melhoria da humanidade.

Em breve, a tese estará disponível no repositório institucional da Unicamp.