PREMIAÇÃO

Dois estudantes do Instituto de Economia da Unicamp venceram o "IV Prêmio AKB-AFEE Fernando José Cardim de Carvalho de tese e Dissertação", outorgado pela Associação Keynesiana Brasileira (AKB).

A tese vencedora foi “Paridade descoberta de juros e controles de capital sob o Sistema Monetário-Financeiro Internacional contemporâneo: teoria e evidência”, de Diego Garcia Angelico (Unicamp), orientado pelo professor Giuliano Contento de Oliveira (Unicamp).

A tese, defendida em 2021, é apresentada como um estudo que discute o uso de controles de capital por economias emergentes e analisa os limites da abordagem mainstream economics a respeito do assunto. Para tanto, a argumentação do trabalho fora desenvolvida a partir de uma releitura do conceito de paridade descoberta de juros sob a noção da estrutura hierarquizada que caracteriza o SMFI contemporâneo, com destaque para a inconversibilidade internacional das moedas periféricas e para a dependência estrutural por capital externo para financiamento das transações correntes que caracteriza grande parte dessas economias. O autor sustenta que “o uso de controles sobre a entrada de capital internacional pelos países emergentes deve ser combinado com uma posição robusta das suas contas externas, como forma de amenizar os efeitos colaterais oriundos da inconversibilidade internacional dessas moedas”. (Leia a tese completa aqui)

Já a melhor dissertação foi “Internacionalização assimétrica e desenvolvimento: efeitos do ciclo produtivo global sobre o investimento industrial brasileiro (2000 – 2019)”, de Vinicius de Araujo M. Camarinha, orientado pelo professor André Martins Biancarelli (Unicamp).

Publicada em 2021, a pesquisa teve como objetivo analisar a subordinação da estrutura produtiva brasileira – especialmente a industrial – ao ciclo produtivo global, algo que ocorre por meio da internacionalização assimétrica e da desnacionalização das atividades econômicas domésticas. Segundo o autor, “Particularmente, a dissertação discute os efeitos das oscilações da produção global sobre o investimento industrial brasileiro no período entre 2000 e 2019. Em termos gerais, a dissertação mostra que a internacionalização assimétrica da estrutura produtiva brasileira foi intensa e ocorreu, principalmente, por meio dos elevados e crescentes níveis de investimentos externos diretos no país, com destaque para as operações de fusão e aquisição em favor do capital estrangeiro”. Camarinha afirma que a partir da concepção neoestruturalista sobre a função do capital estrangeiro a maior participação desse capital na economia nacional teve efeitos relativamente negativos para o desenvolvimento econômico brasileiro, pois ao mesmo tempo em que externalizou os mercados domésticos, não foi capaz de liderar um processo de industrialização, de incremento tecnológico ou de aumento da produtividade sob a perspectiva macroeconômica. (Leia a dissertação completa aqui

Menção honrosa

A tese "“Hierarquia monetária e comércio periférico: reflexões sobre o Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML) entre a Argentina e o Brasil”, de Felipe Nogueira da Cruz (Unicamp), orientada pelo professor Bruno Martarello De Conti, recebeu menção honrosa pela alta qualidade reconhecida pela banca examinadora.

A publicação buscou analisar os impactos negativos das assimetrias monetárias e financeiras globais nas trocas entre as nações periféricas, bem como o papel da cooperação supranacional no enfrentamento dessas dificuldades, tomando a experiência recente de Argentina e Brasil como estudo de caso. Com base em uma perspectiva keynesiana-estruturalista, parte-se da hipótese de que a inconversibilidade (ou iliquidez) da moeda é capaz de engendrar barreiras financeiras significativas ao comércio periférico, reduzindo as possibilidades de exportação e de importação para pequenos e médios produtores, no nível microeconômico, e ampliando o grau de restrição externa, no nível macroeconômico.

A análise do autor sobre o Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML) entre a Argentina e o Brasil, indica que, embora ele tenha favorecido inúmeras empresas, facilitando o trâmite de mercadorias entre as duas principais economias do Cone do Sul, sua participação nas trocas bilaterais permanece muito pequena e fortemente concentrada nas exportações brasileiras. (Leia a tese completa aqui)