Quinta-feira (14/08)
 09H - 12H
 Auditório Zeferino Vaz

Descrição:

A estrutura tributária brasileira é muito criticada pela sua complexidade e nisso que se pauta, principalmente, a nova reforma tributária. A proposta da mesa é olhar para a tributação sob outra perspectiva e debater o papel da estrutura tributária brasileira na perpetuação da desigualdade social no país. Portanto, a chave da mesa é discutir a questão social dos tributos, como impactam os grupos minoritários da sociedade brasileira, e qual seria uma perspectiva de mudança positiva.

Convidados: 

issacLuiza Nassif Pires: Luiza Nassif Pires é Co-diretora do Made-USP e professora do Instituto de Economia da Unicamp. Ph.D. em Economia pela The New School for Social Research, é pesquisadora associada do programa Igualdade de Gênero e Economia do Levy Economics Institute do Bard College onde foi professora dos programas de pós-graduação em Teoria Econômica e Políticas Públicas. Luiza é também membra do board de diretores da International Association for Feminist Economics (IAFFE).

issacClara Marinho: Possui graduação (2007) em Administração pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Desenvolvimento Econômico (2011) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e cursa seu doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) desde 2023. Sua dissertação de mestrado investigou iniciativas da Economia Solidária, e sua atuação profissional envolve o trabalho como Analista de Planejamento e Orçamento no Ministério do Planejamento e Orçamento desde 2017. Em 2022, co-idealizou a iniciativa “Elas no Orçamento”, em busca de democratizar a tomada de decisão na política econômica. Também foi professora convidada no Instituto de Economia da UNICAMP, ministrando eletiva sobre o Orçamento Público.

issacLuiza Machado: Possui mestrado (2023) e graduação (2018) em Direito pela UFMG. Integrante do grupo de pesquisa de Tributação e Gênero da FGV Direito SP. Durante o mestrado, foi pesquisadora bolsista de pós-graduação do Núcleo de Direito Tributário da FGV Direito SP; pesquisadora e extensionista voluntária no NEPEM UFMG (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da UFMG) e estagiária docente de Hermenêutica Jurídica na UFMG. Também já atuou como Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante a graduação, foi monitora de Direito Financeiro, bolsista do Programa Santander Universidades na Universidade de Salamanca - Espanha, e bolsista PROEXT de pesquisa e extensão da Clínica de Direitos Humanos da UFMG. Pesquisa sobre tributação e desigualdades de gênero e raça; orçamentos sensíveis a gênero; justiça fiscal; teorias feministas; divisão sexual do trabalho; interseccionalidades.