Segunda-feira (13/08)
 19H - 21H30
 Auditório Zeferino Vaz

Descrição:

Para quem não é da área, o tema pode parecer complicado, mas ele afeta diretamente o seu bolso e a economia do país. A política monetária é o conjunto de ações do Banco Central para controlar a quantidade de dinheiro em circulação e o custo do crédito. A principal ferramenta para isso é a famosa taxa Selic, a taxa básica de juros da economia. O debate foi proposto porque o Brasil vive um cenário de juros altos. Assim, a discussão busca responder a perguntas que muitos brasileiros se fazem: Por que os juros no Brasil são tão altos? A inflação está realmente fora de controle para justificar isso? Quais foram os benefícios reais para a sociedade depois que o Banco Central se tornou independente? Em resumo, a mesa discutirá se as decisões atuais do Banco Central são as melhores para o Brasil e explorará outros caminhos possíveis.

Convidados: 

issacZeina Latif: Possui graduação, mestrado e doutorado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou na Tendências Consultoria Integrada e foi economista-chefe em instituições relevantes, como HSBC Asset Management, ABN-Amro Real, ING Bank, Royal Bank of Scotland e XP Investimentos. Já foi também colunista do jornal O Globo, Broadcast e Estadão, publicou o artigo “Democracia e crescimento no Brasil”, com Marcos de Barros Lisboa, no livro “A Via Democrática - como o desenvolvimento econômico e social ocorre no Brasil”, é autora do livro “Nós do Brasil: nossa herança e nossas escolhas” pela Editora Record e em 2008 recebeu o título de melhor economista-chefe pela Ordem dos Economistas do Brasil. Atualmente é diretora e consultora da Gibraltar Consulting e membra do Conselho Consultivo da Febraban.

issacSimone de Deos: Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio pós-doutoral no Levy Economics Institute-Bard College. Atualmente é Livre-Docente do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisadora do Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais (CERI) dessa mesma instituição, membra do grupo de estudos "Neoliberalismo, Subjetivação e Formas de Resistência" no Instituto de Estudos Avançados - USP e pesquisadora sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da Moeda Moderna (MMT), regulação bancária, política monetária, macroeconomia, economia keynesiana, moeda, economia política, financeirização e financiamento do desenvolvimento.