Segunda-feira (11/08)
15H30 - 12H
Auditório Zeferino Vaz

Descrição:

A mesa visa discutir o papel da matemática na construção do conhecimento científico, com foco especial em suas aplicações nas ciências humanas e na economia. O debate reunirá perspectivas de um matemático, um economista e um filósofo para explorar três grandes questões: o desenvolvimento histórico recente da matemática (século XIX-XX), seu significado filosófico e relação com as ciências e finalmente sua apropriação pela economia e consequências disso.

Convidados: 

issacClaudio Possani: Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Matemática pela USP (1979) e doutorado em Matemática pela USP (1989). Atualmente é professor colaborador sênior junto ao Instituto de Matemática e Estatística da USP. Trabalhou por muitos anos com Educação de crianças e adolescentes nos níveis de Ensino Fundamental e Médio.Suas áreas de interesse são: Geometria e Topologia,Sistemas Dinâmicos e Aplicações e História da Matemática.Possui grande experiência na área de Administração Acadêmica, tendo exercido cargos de representação em órgãos colegiados, Presidência da Comissão de Graduação do Instituto de Matemática da USP e foi assessor na Pró-Reitoria de Graduação da USP entre os anos de 1998 e 2002.

issacMatheus Assaf Cosendey: Graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro , mestre em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo(2016). Doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo(2022). Pesquisa na área de História da Economia, história do pensamento econômico e metodologia econômica. Atualmente é professor doutor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo.

issacRafael Rodrigues Garcia: Possui Bacharelado em Filosofia (2007), Licenciatura em Filosofia (2010), Mestrado em Filosofia (2010) e Doutorado em Filosofia (2015), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Além disso, foi bolsista pelo edital conjunto DAAD/CAPES/CNPq para estágio de pesquisa na Humboldt-Universität Zu Berlin, na Alemanha (2014). É professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas, desde 2018, e membro da Internationale Ernst Cassirer Gesellschaft. Pesquisa Filosofia política, Filosofia da cultura, Teoria das Ciências Humanas, História da Filosofia Contemporânea.