PREMIAÇÃO
Pesquisadores do Instituto de Economia (IE) da Unicamp foram premiados na 10ª edição do Prêmio ABDE-BID de Artigos de Desenvolvimento, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Sistema OCB, e com apoio da CEPAL e do IPEA. O prêmio reconhece artigos científicos que abordam os desafios do desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Na categoria “Financiamento ao desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovativo”, o artigo “The BNDES’ Role in the Green Economy: institutional framework, disbursements and resource mobilisation (2010/2021)”, das autoras Camila Franco Bartelega e Ana Rosa Ribeiro de Mendonça, ambas da Unicamp, conquistou o primeiro lugar.
Já na categoria “Neoindustrialização brasileira e o desenvolvimento sustentável”, o trabalho “Neoindustrialização e Destinos Turísticos Inteligentes: diálogos para novos horizontes da indústria ‘sem chaminés’ no Ceará, Brasil” também destacou pesquisadores da Unicamp. Felipe Pinto da Silva, coautor, compôs a equipe premiada ao lado de Francisco Laercio Pereira Braga (UECE) e Elda Fontinele Tahim (CENTEC), que conquistaram o primeiro lugar. Ainda nessa categoria, o artigo “Política Industrial e neoindustrialização brasileira: os limites a partir da Doença Brasileira”, de Antônio Carlos Diegues, também do IE-Unicamp, garantiu a segunda posição.
A edição de 2024 do prêmio recebeu 31 inscrições nas três categorias e reafirma a relevância da produção científica do IE-Unicamp, que contribui ativamente para debates sobre desenvolvimento sustentável e inovação.
Confira a lista completa de vencedores no site oficial da ABDE: https://abde.org.br/premio-abde-bid/vencedores/.