Como surgiu o SEF?
O programa surgiu por interesses em comum em finanças pessoais, de um grupo de amigos-alunos do curso de Ciências Econômicas do IE/Unicamp. Em outubro de 2021 o programa foi aprovado no Instituto de Economia da Unicamp, se tornando um projeto de extensão chamado de “Programa de Educação e Orientação Financeira".
Objetivo
Apresentar os fundamentos teóricos e práticos de educação financeira visando melhorar o bem-estar financeiro de alunos, funcionários e familiares. Para isso, são abordados conceitos, casos e ferramentas que ajudam os participantes a compreender, planejar, controlar e organizar melhor a vida financeira.
Missão
Retornar à sociedade os conhecimentos obtidos na graduação, assim como contribuir para aumentar o bem-estar financeiro da comunidade.
Visão
Popularizar a educação financeira e desmistificar conhecimentos financeiros.
Equipe
Angelo Schutte, Bianca Senne, Bruna Barbosa, Guilherme Yudi, Júlio Lopes, Mateus Franco, Matheus Lima, Maycon Bosing, Prof. Dr. Rodrigo Lanna Franco da Silveira.
Pilares do SEF
1) Curso de educação financeira
Em um primeiro momento será oferecido um curso aos funcionários da Unicamp e da Funcamp e tem o objetivo de auxiliar os participantes em aspectos que envolvem o planejamento financeiro pessoal ou familiar. Com a consolidação das atividades, pretende-se ampliar o público-alvo para Região Metropolitana de Campinas.
Saiba mais2) Serviço de orientação financeira
Acompanhar os alunos, que realizaram o curso, na elaboração e ajustes de seu orçamento, visando contribuir para o aumento de seu bem-estar financeiro.
3) Jornada de educação financeira
“Jornada SOFT”, uma trilha de educação financeira que será ofertada, online e gratuitamente, para pessoas de todo o Brasil.