Imprimir

EVENTO

 

O Instituto de Economia da Unicamp realiza, entre os dias 25 e 29 de agosto de 2025, uma agenda internacional voltada à discussão dos principais desafios do desenvolvimento em tempos de crise climática e tensões geopolíticas. Com programação acadêmica de alto nível, o evento combina duas importantes iniciativas: a já consolidada "International School on Development Challenges" — conhecida como Winter School — e a Conferência "Global Financing climate action in the South: The Scope for Innovation", organizada em parceria com a rede internacional IDEAs e o University of Massachusetts Amherst.

Criada em 2019, a Winter School do IE-Unicamp tem como objetivo fomentar o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros em torno de temas centrais à economia e ao desenvolvimento social no século XXI. A cada ano, a escola adota um tema específico. Em 2025, o eixo das atividades será “Development Challenges in a time of Climate Crisis”, com foco nos impactos das transformações ambientais sobre os modelos de crescimento e nas alternativas de financiamento para o desenvolvimento sustentável.

A edição deste ano será realizada em colaboração com a Durban University of Technology (África do Sul) e a Higher School of Economics (Rússia), com foco nos BRICS e nas possibilidades de atuação conjunta do bloco diante de um cenário global marcado por guerras comerciais, reorganizações do sistema multilateral e crescentes vulnerabilidades externas.

Segundo o professor Bruno De Conti, do IE-Unicamp, organizador da Winter School, “A crise ecológica é inerentemente global. Não há solução nacional. No entanto, os países do Sul Global são aqueles que mais sofrem, apesar de historicamente terem sido aqueles que menos contribuíram para a crise. São necessárias ações em todos os países do mundo, mas o Norte Global precisa direcionar recursos para o Sul Global — respeitando, sempre, a soberania desses países.

A programação da Winter School conta com um workshop intensivo de dois dias (25 e 26/8) — voltado a estudantes de mestrado e doutorado — que abordará temas como o papel do Estado no desenvolvimento, desigualdades internacionais, fluxos de capital e dívida externa, multilateralismo e experiências de países da África, América Latina, Caribe e Ásia na superação de vulnerabilidades e na formulação de estratégias de crescimento com justiça climática.

Nesta edição, os alunos selecionados para a Escola também terão a oportunidade de participar da conferência internacional (27 a 29/8) que reúne economistas, formuladores de políticas públicas e ativistas de diversas regiões do Sul e do Norte Global. O encontro discute alternativas inovadoras para o financiamento da ação climática nos países em desenvolvimento, frente às limitações do atual arranjo financeiro internacional.

 

Mais informações e programação: https://www.networkideas.org/announcements/2025/07/ideas-unicamp-advanced-students-workshop